terça-feira, 29 de julho de 2014

RPG | D&D: O Adeus a 4ª Edição, Mudanças no Site e Basic Rules da 5ª Edição de Graça.


É parece que a 4ª Edição do Dungeons e Dragons morreu mesmo! 

Pra quem chegou de Marte hoje e não sabe, esse ano será lançada a 5ª Edição do jogo de RPG mais famoso do mundo, o Dungeons e Dragons ou "D&D" . Uma edição que já chega cheia de polêmicas, pois segundo dizem as más linguas, foi feita as pressas para tentar agradar os fãs que em sua maioria não gostaram da 4ª Edição. A Wizards of the Coast, produtora do D&D, está tão desesperada em agradar que voltou a usar a tática do "Open Game" Como era na 3ª Edição e liberaram um "módulo básico" de regras, que pode ser baixado gratuitamente em seu site. Segue o link AQUI preguiças.

Não é só isso que tem de novidade, hoje fui acessar o site e vi que tudo mudou! O site está completamente diferente e os serviços para quem é assinante (como o Character Builder), apesar de ainda estarem lá, estão escondidos! A mudança ocorreu sem avisos e deixou muita gente puta!

Bom mimimis a parte. Fica aqui minha despedida da 4ª Edição. Que na humilde opinião de um cara que joga essa porra há quase 20 anos não foi nada ruim não!



Claro que rolou toda aquela discussão quanto ao uso de miniaturas e Tiles, que eu tenho que admitir que realmente deixaram de ser opcionais como eram nas outras edições para uma obrigatoriedade na 4ª. Mas na parte tática o uso de miniaturas ajudava muito, sem falar que era legal pra cacete! Tanto que os manés que mais criticavam eram os que mais compravam miniaturas!

Muita gente não gostou também de algumas novas raças como o Dragonborn    



Bom eu curti muito! Bem como a nova classe de personagem Warlord! Curti demais uma classe que pode curar os outros jogadores sem ter essa obrigação de ter origem de poder Divino!



Também curti muito as Builds de personagem, que ajudavam a diferenciar e a customizar mais o seu personagem, evitando a estereotipação que havia na segunda e na terceira edições. Principalmente o "Brawler Fighter" que agarrava os monstros e não os deixava atacar! 

Uma coisa que tenho que concordar é que faltou mesmo regras para um melhor Roleplay, o jogo se resume a batalhas em tabuleiros. Mas nada que um bom mestre não resolva! Afinal em toda edição, se o mestre não tinha uma boa história o jogo virava um matar-queimar-pilhar.

Enfim fica aqui meu adeus a 4ª Edição, que foi de longe a minha preferida. Apesar de todo o mimimi. Sentirei saudades de suas longas batalhas e principalmente do presente que a 4ª Edição nos deu, que foi trazer Dark Sun de volta! O melhor cenário de D&D disparado!





Fernando César

0 comentários:

Postar um comentário