quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Game Preview | Mass Effect 4



Antes de qualquer coisa eu preciso desabafar, eu me sinto meio otário voltando a pensar em jogar Mass Effect. É meio tarde demais pra também deixar claro que meus posts são meio que tendenciosos, mais com tempo vocês se acostumam, então por enquanto, segurem a bronca. Foram mais de 300 horas investidas nessa franquia, lógico, juntando cada episodio da trilogia, explorando cada uma das perspectivas paragon e renegate, cumprindo 99,9% das missões secundárias, acreditando na promessa de que qualquer palavra mal colocada ou ação mal pensada, estragaria meu final heroico perfeito como haviam prometido... Ledo engano. 


É preciso reconhecer mesmo assim, que os desgraçados da Bioware sempre souberam como envolver o jogador com universos, personagens, e npc´s palpáveis, carismáticos e envolventes, tornando a maioria de seus jogos ÉPICOS. Durante décadas eles nunca haviam dado um ponto sem nó. Desde Baldur´s Gate, passando por Star Wars Knight of Old Republic e finalmente no último cinco estrelas; Dragon Age Origins.


Foram décadas só acertando o prego até a empresa ser comprada pela gigante EA e a cobrança por lucros rápidos adiantarem o lançamento do ultimo jogo da série, o que fez eles carimbarem feio o dedo pela primeira fez em muito tempo com o "espetáculo de cores caça níquel para entreter acéfalos" no final original de M3, ignorando tudo o que foi feito pelos jogadores nos títulos anteriores, causando um baque tão grande que quase significou o fim de uma franquia que se tivesse tido um final com o minimo de decência, poderia estar hoje chegando próximo do fanatismo que é dado ao universo de Star Wars.

O clima ficou pesado, eles sentiram que estão por um fio de perderem a galinha de ovos de ouro e tem só mais uma chance, o discurso de qualidade sem pressa impera dentro da empresa. Eu continuo tendo a sensação de que estou dando outra oportunidade a uma vagabunda cruel que irá destruir meu coração, mas mesmo assim, a expectativa para o próximo ME4 da Bioware é grande, mesmo cercada por uma nuvem DENSA de desconfiança. E isso não é surpreendente, considerando o quão popular e bem feitos foram os títulos anteriores de Mass Effect. De qualquer maneira, Mass Effect 4 não parece estar relativamente longe, mas ao mesmo tempo temos que esperar, aqui vai tudo que você precisa saber sobre o jogo, o seu desenvolvimento e especulações!

Desenvolvimento 


O projeto segundo notícias vai de vento em poupa, mais ainda está longe de acabar. A equipe criativa confirma que ele está em um estágio avançado, mas desta vez, a EA parece não estar respirando no pescoço da Bioware, e por isso as coisas não vão ser apressadas como da última vez. O video acima mostra o desespero deles reafirmarem o compromisso de não quererem apenas o nosso dinheiro, mas nos entreter pelo menos um pouco em troca dele rs!

Por que cá entre nós, vai dizer que você como eu, ser humano de QI básico, também não percebeu que Mass Effect 3 foi uma tentativa maliciosa e mal maquiada de extorsão aos fanáticos da série que na época estava em seu ápice? Eles nunca vão admitir mas eu tenho CERTEZA que no fundo das suas almas diabolicamente capitalistas eles achavam de verdade que iriam vender horrores um jogo mal acabado e que todos ainda ficariam loucos para comprar um final separado do jogo original e mal se importariam em pagar mais por isso e caíram feio do cavalo.


Não me leve a mal se acha que eu estou pegando pesado, embora meu desabafo expresse a indignação geral dos fans (talvez até a sua) com a historia do jogo, quero deixar claro que tecnicamente ME3 não é um jogo ruim, apenas o seu final original foi carente de profundidade e a experiência geral não foi uma atualização de Mass Effect 2 e 1 como prometido. Se você tem fortes suspeitas que isso volte a acontecer, segundo a empresa você não deve se preocupar. Na verdade, como já mencionei, a Bioware vem exaustivamente afirmando em alto e bom som que, desta vez, eles estão se concentrando na qualidade, não na velocidade de desenvolvimento.

Isso explica a falta de informações divulgadas sobre o jogo até agora, mas não significa que o trabalho não está em um bom ritmo. Na verdade, Mass Effect 4 já está em estado jogável, mas é difícil prever quanto do jogo já esta concluído. É um processo mais demorado justamente por se tratar de uma nova visão sobre a série, e toda essa enfase dada ao cuidado de inovar e não se tornar repetitivo, inserindo novas áreas para explorar, personagens, dialogos e etc. Mesmo com todo esse trabalho, ainda assim, existem noticias de que muitas delas já são funcionais. Afinal, se há alguma coisa que não tenho duvidas, é que a Bioware tem uma equipe grande e competente trabalhando no projeto, além de diversas outras diferentes trabalhando em outros projetos que parecem bastante promissores como o Projeto Nightmare, mas agora que Dragon Age: Inquisition já saiu nas prateleiras, veremos mais e mais recursos alocados para Mass Effect 4, o que deverá aumentar consideravelmente a taxa de velocidade de desenvolvimento.

Na última Comic Con, vazou um vídeo de um protótipo de Mako muito semelhante ao do primeiro Mass Effect, mas lógico, com um bom tapa no visual. Essa apresentação não era para o público em geral, e como resultado, até hoje não há liberação de materiais de imprensa ou screenshots oficiais, mas, segundo os que estavam ali a ênfase na Mako não foi por acaso.



A desenvolvedora BioWare revelou que todo o jogo será focado na exploração de planetas, daí a necessidade de um Mako. A exploração planetária foi uma das muitas idéias no primeiro Mass Effect que foi ótima em termos de conceito, mas não tão grande em sua execução. Com objetivos repetitivos e com uma dirigibilidade muito pobre para um Mako multi-rodas, o recurso acabou por ser completamente removido do Mass Effect 2 e 3.

A História 

Não está claro se Mass Effect 4 será uma continuação para a trilogia inicial, ou será simplesmente um prequel. A Bioware não deu muitas informações sobre quando e onde a história irá se passar, mas considerando que é um novo começo dentro do universo do jogo, se espera algo REALMENTE novo.

Existem alguns tweets internos desencontrados, acredito que propositalmente, sendo que alguns sugerem que o jogo se situa no mesmo tempo que a trilogia original e outros que dão a entender que cenário é uma galáxia completamente diferente da qual ME3 terminou.



Uma galáxia diferente talvez implicaria em não jogarmos como seres humanos, na melhor das hipóteses, os híbridos evoluídos do "Final Verde", mas isso é impossível de verificar a partir dos novos projetos da armadura mostrados, como eles são tão volumosos fica difícil dizer o que realmente está por baixo.

A única certeza até o momento é a de que Shepard não vai voltar. Muitos acham que isso não é necessariamente uma coisa ruim, embora ele tenha sido fundamental para o enredo inicial da trilogia, bem ou mal, o seu círculo foi concluído, e deixa a possibilidade para vermos novos personagens surgirem, assim como novos inimigos e desafios para vencer.

Os Reapers muito provavelmente não vão voltar também, mas não é necessário muita criatividade na Bioware para chegar a um inimigo igualmente envolvente. O universo de Mass Effect pode ser tão vasto quando os desenvolvedores podem imaginar que ele seja, então ainda há possibilidade de contos intermináveis ​​de proporções épicas. E se a Bioware sabe de uma coisa, é como contar uma boa história. 

A ausência de Shepard também gerou especulações de que jogadores poderiam assumir o papel do turiano Garrus Vakarian. Muitas pessoas acreditam que explorar o passado de Garrus antes dos eventos da trilogia Mass Effect seria certamente um spin-off interessante. Embora eu até tivesse curiosidade de ver um cenário como esse, é improvável que a Bioware esteja andando por este caminho.

Vocês se lembram da sociedade exclusivamente feminina, de cultura extremamente complexa e com seu modo profundamente religioso da vida? Bem, parece que elas realmente vão voltar em Mass Effect 4. Embora a Bioware tenha sido extremamente reservada em liberar informações sobre esse jogo, os desenvolvedores muitas das vezes não podem ajudar a si mesmos sem deixar migalhas de pão para provocar os fãs ao mesmo tempo. Da ultima vez, o ex-produtor executivo Casey Hudson, que derramou os farelos, referindo-se à incrível tecnologia e conteúdo inovador, bem como a menção de "Freiras Espaciais" que aparecem no jogo. Ele soltou essas informações após uma reunião de revisão sobre o novo "projeto IP", declarando o quanto estava encantado com a nova tecnologia apresentada no mesmo.

Mass Effect 4 pode ver o retorno do Asari


Esta tecnologia pode estar se referindo a uma versão nova e melhorada do motor Frostbite 3 que nós estaremos vendo em Mass Effect 4, ainda insinuando que suspeitamos ser o primeiro título verdadeiramente next-gen da Bioware. Claro, Dragon Age: Inquisition já parece grande, mas não é nada como como The Witcher 3, por exemplo, o que reforça que a Bioware provavelmente irá fazer uma transição significativa com Mass Effect 4. 

As palavras "freiras espaciais" tambem foram proferidas no twitte, que claramente aponta para a cultura e sociedade Asari, encontradas anteriormente na trilogia Mass Effect inicial. O retorno dessa raça senciente extremamente complexa é um bom augúrio. Muitos dos fãs como eu, foram cativados pelos diálogos profundos entre Shepard e um potencial interesse amoroso no jogo; Liara T'Soni que pertencia a essa raça. Como não há maneira de saber quando (e onde, no vasto universo) Mass Effect 4 terá lugar, é bom saber que alguns elementos antigos estarão voltando e, potencialmente, serão expandidos. 

Jogabilidade

Se no enredo, eles são tiveram medo de criar inteiramente novos personagens e áreas dentro da galáxia. Na parte do gameplay tudo fica como antes. O jogo vai manter seus elementos de jogabilidade, e continuará a ser um jogo de terceira pessoa tático, um híbrido (perfeito na minha opinião) entre jogo de tiro e RPG. Este é um fato, ja está confirmado.

Outra afirmação oficial e a de que Mass Effect 4 vai manter-se fiel às suas raízes em muitos outros aspectos. O fato de que a Bioware está realmente fazendo uma extensa pesquisa sobre o que fez dos últimos jogos um grande sucesso é definitivamente uma boa prova disso e umótimo presságio. Mantendo as partes boas e melhorando os aspectos mais fracos o sucesso de Mass Effect 4 parece garantdo e no mínimo é reconfortante saber diante disso que a Bioware assumiu uma postura humilde e está tomando notas.

Multiplayer

Multiplayer é definitivamente uma possibilidade real em Mass Effect 4. A Bioware comentou que eles estão olhando atentamente para os detalhes visando melhorar esse aspecto do game. Com os jogos anteriores, era difícil criar um modo de trabalho conjunto em multiplayer de forma equilibrada, mantendo o foco na história de Shepard. E vários Shepards diferentes se matando não era uma ideia bastante atraente. Com um novo enredo e novas possibilidades, porém, podemos esperar um modo multiplayer muito mais complexo (e talvez até competitivo), em Mass Effect 4. 

Gráficos

Com o potente motor Frostbite 3, parece que não haverá nenhum problema para a Bioware em trazer a galáxia à vida. É o mesmo motor que eles estão em Dragon Age: Inquisition, e com base no que vimos em Inquisição, o motor é extremamente capaz. Não está claro para quais plataformas Mass Effect 4 está sendo desenvolvido, mas é mais provável que seja focado na próxima geração, ou seja, o Playstation 3 e Xbox 360 podem não estar recebendo as suas próprias versões. Falta de atenção aos consoles da antiga geração geralmente se traduz em mais gráficos complexos que simplesmente não poderiam ser ajustados para os recursos limitados do hardware mais antigo. 

Data de Lançamento 

Ainda não há data de lançamento oficial para Mass Effect 4 ainda. Mais alguma luz mas concreta certamente será derramada sobre o assunto na edição deste ano da E3, onde o primeiro trailer de Mass Effect 4 provavelmente será revelado. Sabemos que o trailer já está em obras, o que é definitivamente um bom sinal. Tambem teremos a certeza de quais plataformas estarão recebendo Mass Effect 4. É seguro assumir que PC´s, Playstation 4 e Xbox One irão receber as suas próprias versões. Dragon Age: Inquisition já chegou aos consoles de próxima geração, e a Bioware está se referindo a ele como seu primeiro projeto verdadeiramente "next-gen", bem como o seu "jogo mais ambicioso até então". e essa direção certamente será tomada para Mass Effect 4 também. 

Bom galerinha, acho que é isso. Quando tivermos mais informações tenham a certeza de que vocês serão os primeiros a saber. E enquanto nós estamos também esperamos, nós adoraríamos ouvir seus comentários sobre Mass Effect 4, e o que vocês estão esperando do jogo.

0 comentários:

Postar um comentário